Submissão de artigos


 

Normas para a elaboração dos artigos finais para as atas

Data para envio dos textos finais: 30 de março de 2023

 

FORMATAÇÃO GERAL

Os manuscritos devem ter um máximo de 4.000 palavras, ser preparados em Língua Portuguesa, utilizando um editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, folha A4, margens inferior, superior, direita e esquerda de 2,5 cm. Todo o texto deve ser alinhado à esquerda e não indentado.

A estrutura deverá ser a seguinte:

  1. TITULO em tamanho 14, carregado e em maiúsculas. Deverá ser conciso, ilustrar de forma clara o conteúdo do artigo e não exceder duas linhas.
  2. Nome e filiação institucional (Instituição, Departamento, contacto email) em tamanho 10, até um máximo de 2 linhas por autor.
  3. Resumo em tamanho 10, com o máximo de 1.000 carateres, seguido de três a cinco palavras-chave.
  4. Resumo e Palavras-Chave nos mesmos moldes, numa segunda língua.
  5. Texto principal, com Subtítulos a carregado, incluindo uma introdução ou apresentação geral do tema, a definição de materiais e métodos utilizados, a explicitação do referencial teórico, análise, discussão e conclusão ou síntese final.
  6. Citações no texto segundo a norma de Harvard (https://intranet.birmingham.ac.uk/as/libraryservices/library/referencing/icite/harvard/index.aspx).
    1. Citações diretas com menos de três linhas são inseridas no próprio corpo do texto, entre aspas, com a referência da mesma forma acima.
    2. Citações diretas com mais de três linhas devem ser apresentadas em destaque, separadas do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com corpo (tamanho da fonte) e entrelinha (distância entre as linhas) menores e sem aspas, com a letra inicial em maiúsculo, e, ao fim, seguidas da referência abaixo exemplificada.
    3. Citação com reprodução de fala ou diálogo, coloca-se em destaque, separada do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com corpo (tamanho da fonte) e entrelinha (distância entre as linhas) menores e entre aspas, em itálico e com a letra inicial em maiúsculo.
    4. Quando, numa citação entre aspas, houver um trecho também entre aspas, estas devem ser substituídas por aspas simples (‘’).
    5. Citação de citação: trata-se da citação de um texto que se teve acesso a partir de outro documento. Recomendamos evitar o emprego desse tipo de citação. Caso elas sejam inevitáveis, seguir o modelo seguinte: Leedy (1988 apud RICHARDSON, 1991, p. 417) afirma “os estudantes estão enganados quando acreditam que eles estão fazendo pesquisa, quando de fato eles estão apenas transferindo informação factual [...]”.
  7. Notas de rodapé não são aceites. As notas deverão ser evitadas. Em caso de necessidade, devem figurar no final do texto e serem limitadas a observações complementares ao texto principal.
  8. Bibliografia segundo a mesma norma de Harvard.
  9. Arquivos de figuras e gráficos, no máximo de seis, devem ser incluídos e citados no corpo do texto, porém enviados também em arquivo separado com extensão .TIF e resolução igual ou maior que 300 dpi.
    1. Caso o texto possua imagens (figuras, quadros, tabelas, fotografias etc.) ou qualquer outra reprodução que não seja de sua propriedade, enviar, como documento suplementar, uma Declaração que autoriza o uso de cada imagem ou documento em que esteja declarado que o material a ser reproduzido em seu artigo (colocar o título do artigo na referida declaração) está liberado para esse fim. Qualquer pagamento que tenha de ser feito para a obtenção da autorização deverá ser efetuado pelo(s) Autor(es). Caso o original contenha fotografias, a Declaração de autorização tem de ser feita pelo fotógrafo e pelas pessoas fotografadas. Em caso de fotografias de crianças e jovens, a Declaração deve ser assinada pelos pais ou representantes legais. Em algumas situações, há necessidade de pedir autorização dos herdeiros ou detentores dos Direitos Autorais. Epígrafes seguem a mesma regra. Citação de texto de ficção necessita sempre de autorização, assim como texto e/ou imagem protegidos pela legislação e que são obtidos em sites da Internet.
  10. Tabelas devem ser citadas e incluídas no texto, porém enviadas também em lauda separada.
  11. Junto com o texto, enviar uma fotografia do(s) autore(s) e uma nota curricular com um máximo de 100 palavras.